quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Vendas de Terras e a Residência de Jehan Montandon em Locle - 1492

Vendas de Terras e a Residencia de Jehan Montandon em Locle -1492


Retirado de Bastian Joly, notário, volume I, folha 56 V. Este ato, não datado foi provavelmente publicado em fins de Janeiro de 1492 (arquivos do Estado, Neuchatel).


Eu, Jehan Montandon, faço parte a todos da troca feita por minha pessoa com Jehan Tissot, de Locle, que foi a seguinte: Uma parte da pradaria ou o território de Locle, sendo que Girard Montandon, Jacob Calame, Girard Choppart e Petit Jehan Montandon tornam-se herdeiros até os ventos do Jura, Girard Clerc e Petit Jehan Montandon tornam-se herdeiros até os ventos do Norte e o veiculo de transporte do campo também pertencera às regiões dos últimos herdeiros mencionados. Uma parte do lameiro ou parte do Locl o lugar chamado de Sagnes pertencera a Girard Choppart e ao Grande Bie, a Girard Montandon parte do terreno até os ventos do Norte, e a Petit Jehan Montandon e Girard Choppart até os ventos do Sul. Todos os outros bens que compreendam imóveis, bens residenciais, terrenos para casas, terras sendo cultivadas, sebes, madeiras e outros bens secundários ficarão sob a minha responsabilidade e ao domínio de Valengin, o conjunto dos terrenos preparados para construção, etc. Nos arredores da parte do lameiro, ainda território de Locle, no local conhecido como La Comberre de Lieu, será destinado a Octhenin du Mont e Jehan Tissot, com direito ao conjunto dos terrenos preparados para construção, etc. Jehan Tissot, como premio por sua bravura, torna-se senhor direto das terras recebidas na troca, segundo as presentes cartas preparadas por Bastian Joly, clérigo, juramentado, notário publico, e pela corte de Lousanne. Foram feitas e entregues no vigésimo sexto dia do mês de outubro, ano de graça de nosso senhor, em 1502, estando presentes o nobre senhor Claude de Francquemont Senhor de Francquemont e de Maigny, Claude dArberg, Bastard de Valengin, Charles de Champaigne Senhor de Valengin, Pierre Aynonet, Pierre Hanchement, Blaise Horry e Lois Boukelier Burguês de Neuchastel e testemunhas especialmente requisitadas. Jean Huguenin de Locle, seus herdeiros e sucessores, subscrevem em toda a sua essência, assim como as testemunhas acima citadas, os documentos apresentados. E eu, Bastian Joly, clérigo juramentado, certifico ser verdade o conteúdo acima apresentado e aprovo o desprendimento de Jean Huguenin assim como de todas as testemunhas acima mencionadas.
Ascendentes e Colaterais de Petit Jean Montandon
1444 - 1508 (Prova Genealogica)

Retirado dos exames de Rochefort feitos pelo avaliador Claude Dubois (A.E.)

"F 106 V - Em 08 de novembro de 1508
Petit Jehan Montandon, de Locle, filho de Outhenin Montandon de Locle... (reconhece) ter por herdeiros o soberano Monsenhor Louis dOrleans, Marquis de Rothelin, Prince de Chastellallon, Conte de Neufchastel...

Primeiramente concede Jehan em sua mais perfeita consciência ao dantes Conde de Friburg e de Neufchastel Jehan Montandon, avô do referido reconhecedor a soma de 71 hectares e três quartos... Esta feita em carta timbrada pelo próprio reconhecedor, datada no oitavo dia de outubro, no ano de 1444.

Dos 71 hectares e três quartos o reconhecedor terá responsabilidade sobre vinte hectares e um quarto, a serem divididas e avaliadas por Huguenin, filho de Girard Montandon e Angne, filha de Besançon Montandon, esposa de Girard Choppard. A divisao se fara na região do Bas des Combes e o Cloz du Milliou.

F 107 - Concede Jehan em sua mais perfeita consciência ao Monsenhor Rudolffz, dantes Marques dOchberg e ao Conde de Neufchastel Jehan Montandon, avô do referido reconhecedor, de uma parte de seus domínios...

F 107 V - Nova concessão a Jean Montandon, avô do referido reconhecedor monsenhor Rudolffz (de Hochberg)... Contendo parte da região em Joux de Marthel... Esta feita em carta timbrada, datada no décimo sétimo dia de maio no ano de 1473...

F 108 - O terço de uma fazenda e parte de uma área em Joux de Marthel, próximo de Locle, tocando Jehan Calame até os ventos do Norte e a Rocheta de Combes ate os ventos do Jura.

F 109-em 09 de novembro de 1508.
Huguenin Montandon, em seu nome e no nome de seus irmãos Pierre e Vuillemin, reiterando Huguenin e Pierre pela Quinta parte, e Vuillemin pela Sexta:

Receberão devido ao reconhecimento de Petit Jehan Montandon e sob escritura, setenta e um hectares e três quartos, na qual a terça parte da área será dividida entre Petit Jehan Montandon e Angnez, a dita esta esposa de Girard Choppard.

F 109 V - Este item contem a troca de Luy e Pierre, seu irmão com Jehan, filho de Outhenin du Monte, de uma parte de terra cultivável ou o território de Locle ou o lugar chamado Eis Planches. Esta tocaria a área do Monsenhor de Valengin, Jehan e Angne, filhos de Besançon Montandon.

F 110 - Item que (compreende a área de quarenta e dois hectares reconhecida por Petit Jehan e destinada aos seus irmãos) na qual quatorze hectares próxima a La Rocheta atée os ventos do Jura ficam sob a responsabilidade direta de seus irmãos.

F 111 - de 09 de novembro de 1508
Angnez, filha de Besançon Montandon e Girard Choppard. Esta guardara para si, de imediato, a terça parte (dos 71 hectares reconhecidos por Jean) dividida em duas, sendo que a outra parte caberá a Jacob Calame, esta sendo em ultimo caso tutelada por Petit Jehan e Huguenin Montandon. A outra parte será dividida em três pontos: a primeira em Es Combes, contendo dois hectares, próxima a La Rocheta... Uma outra área localizada em Chiez Les Calames, na qual se encontra a residência do reconhecedor, próxima a Jehanneret Calame e Huguenin Montandon aos ventos do Jura... Petit Jehan Montandon aos ventos do Centro e Huguenin Montandon e seu irmão aos ventos do Norte... A terceira área se localiza em Coustard de La Rocheta, próxima a Vuillemin Clerc aos ventos do Jura, Huguenin Montandon aos ventos do Sul... La Rocheta e Petit Jehan Montandon aos ventos do Norte.

F111 V- Contem a troca feita por Jacob Calame de uma parte da área contendo nove hectares, próxima a residência da família Montandon... Tocando a área ate os ventos do Norte, Petit Jehan Montandon em seu mais amplo domínio.

F 155 V - de 10 de novembro de 1512
Huguenin Montandon, outrora clérigo de Locle, em seu nome e o de seu irmao: Acusa aquisição feita através de Claude Baussant, de Chaulx dEncomblon. Uma parte em pradaria, pastagem e campos, proxima a Chaulx.

Este texto foi copiado do livro:
""Os Montandon de Minas Gerais""
de José Dagualberto Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário